terça-feira, 12 de abril de 2011

Planeta SHALOM: Início de uma Série

Será possível trazer uma parte do Reino dos Céus para a Terra? Bem, essa é uma questão no qual tenho pensado durante muitos anos.

Como crente em Yeshua(Jesus), tenho procurado entender qual o real propósito da vida em nosso planeta, uma vez que, aprofundando pensamentos, jamais consegui aceitar a idéia de que o propósito da vida é apenas achar uma porta de Salvação para então deixá-la. Seria como se não tivesse sentido nascer, uma vez que o propósito fosse morrer.

Considerando que o Eterno D'us está no controle de todas as coisas e trabalha para findar o plano de redenção da humanidade, logo não faria sentido a volta da Ruach háKodesh (Espírito Santo de D'us) para governar a vida do homem, se este não tivesse uma missão a cumprir em sua passagem por este planeta, por hora chamado de Terra. Tampouco, o sacrifício de Yeshua (Jesus), assim como sua vida de modelo e vivificação da ética e moral dos Céus, se fariam necessários caso o sentido da vida fosse apenas se fechar em grupos chamados "religião" esperando uma retirada da Terra através de um arrebatamento mal interpretado.

Faz sentido eu amar o próximo como a mim mesmo, sendo que o mundo "seguidor de Cristo" na verdade não se importa com o próprio mundo no qual vive? Tem sentido uma ansiedade por um mundo vindouro sendo que a nossa missão começa no mundo atual? Seria nossa missão "Receber" o Reino e implantá-lo ou apenas torná-lo coadjuvante de um rótulo no qual nos identificamos como Filhos de D'us?

Eu, particularmente, entendo que a herança das Escrituras nos leva a concluir que o desejo de D'us é capacitar o homem, agora nascido de novo, a ser luz e modelo para o mundo atual através de uma vida espelhada naquilo em que a palavra de D'us se é "sombra" daquilo que ela realmente representa. Em outras palavras, eu diria que as Escrituras é a Constituição a ser implantada nesse mundo e, através da Ruach háKodesh (Espírito Santo de D'us), possibilitar o homem reconstruir o modelo do Éden na Terra.

Obviamente, existe a promessa de Novos Céus e Nova terra. Porém, será que isso significa que nada mais resta a se fazer por este planeta, uma vez que o próprio D'us disse que tudo o quanto criou é bom? Será que mostrar uma comunidade restaurada pelo poder de D'us não seria um evangelismo mais adequado? Se o centro de tudo é Yeshua (Jesus), uma vida modelo, através de uma comunidade modelo, não seria mais eficaz que panfletos e programas de televisão (que possuem objetivos meramente institucionais) para realmente manifestar as Boas Novas do Filho de D'us?

Bem, acredito que tudo começa pela ética e moral. Em indivíduos plenamente capazes de se colocarem como o primeiro a receber o resultado danoso daquilo que depositam em outros indivíduos, ou seja, um padrão de ética tão alto, que a pessoa é capaz de realmente amar o próximo a ponto de preferir ser a si mesmo prejudicado em nome da ética.

Gostaria de compartilhar dois comentários do livro "Ethics from Sinai" feito David Gorodovits e Jairo Fridlin a respeito da ética:

[...]Não basta evitar injúrias ou fazer reparações quando, mesmo que involuntariamente, causamos prejuízos a alguém com nossas ações. É preciso termos um padrão de comportamento ético tão elevado que, antes de nos arriscarmos a acarretar algum tipo de dano a quem quer que seja, prefiramos ser nós mesmos os prejudicados.[...]

[...]verificar até que ponto ele (tratado de ética) pode tornar a cada um de nós uma pessoa melhor, um ser humano de valor, alguém que possa alcançar a dimensão necessária para, com sua contribuição, fazer deste um mundo melhor[...]

Concluo meus pensamentos, que iniciam essa série de uma porção de textos no qual falarei do assunto, compartilhando um texto das escrituras:

[...] ele deve permanecer no céu até a chegada do tempo para a restauração de todas as coisas [...] (Atos 3:21)

Embora o texto fale da era Messiânica, o Shabat da humanidade (Hebreus 4:9-11), eu creio que a vida imita arte, ou seja, a terra dos justos refletem os Céus. Então, assim como D'us fez a obra em seis dias, nosso papel também é preparar a entrada desse tempo de paz que nos espera, colocando em ordem esse mundo por hora sem forma e vazio, mas a Ruach háKodesh (Espirito Santo de D'us) paira em nossos corações para que possamos estabelecer o começo do mundo vindouro aqui nessa terra.

Amen! Vem Senhor Yeshua (Jesus)

Shalom,

Rubens Rodrigues
12/4/2011

Um comentário:

  1. Shalom, amado irmão Rubens.
    É absolutamente verdadeira a expressão do apóstolo João em 1 Jo 5:19, de que "... o mundo inteiro jaz no poder do maligno", texto este muito citado, mas não podemos deixar de considerar todo o pensamento do versículo que diz: "Sabemos que somos de Deus" e que "o mundo inteiro jaz no poder do maligno".
    O mesmo apóstolo registra as palavras de Yeshua em sua oração pelos discípulos dizendo "não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal". (acredito que aqui "mal" seja sistema pecaminoso que nos cerca).
    Podemos entender que de fato há um propósito para estarmos aqui, mesmo o mundo sendo mau. E a Bíblia é clara em afirmar que somos "gerados em Cristo para as boas obras" (Ef 2:10), e que somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, "a fim de proclamar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" (1Pe 2:9).
    Sim, nós somos o Céu na Terra. E nossa vida deve ser de tal forma que as pessoas a nossa volta desfrutem da bênção da presença divina em nós.
    Shalom

    ResponderExcluir