quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CURIOSIDADE: O Significado do AMÉM no contexto bíblico original hebraico

Shalom a todos.

Gostaria de presenteá-los com essa revelação referente a palavra AMÉM. Nos dias de hoje, em nossa cultura cristã ocidental, utilizamos a palavra AMÉM para ratificar coisas que concordamos, coisas que aceitamos, confirmar que estamos em um mesmo pensamento ou idéia, para nos referirmos a coisas futuras, etc.

A tradução mais comum para essa palavra é ASSIM SEJA.

Porém, gostaria de compartilhar a origem da palavra AMÉM e o que ela significa dentro do contexto bíblico hebraico. Vale-se lembrar que a bíblia possui seus aspectos originais caracterizados pela cultura judaica, uma vez que todos os autores eram judeus (Lucas era prosélito).

AMÉM: Vem de AMEN.

AMEN é um acróstico (são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase).

Em hebraico, a palavra AMEN é formada por 3 letras: ÁLEF, MÊM e NUN.

Transliterando a frase, encontramos o verdadeiro significado do AMEN:

El Melekh Ne'eman

Que significa: D'US É REI E FIEL.

Vale-se lembrar que o AMÉM no contexto original é sempre procunciado em referência ao que se foi dito anteriormente, ou seja, a pessoa que diz AMÉM está dizendo: Eu creio que D'us é Soberano e Fiel para cumprir sua promessa.

REFLEXÃO: Vamos tentar não utilizar o AMÉM de forma supérflua. Agora sabemos o princípio da palavra e estamos aptos para as bençãos consumadas por essa fé.

Que D'us abençõe a todos.

Shalom!

23/09/2010

3 comentários:

  1. Gostaria de contribuir um pouco com está interpretação da palavra AMEN,
    Em muito da literatura Judaica, o AMEN é o acróstico da frase: "Adonay Melech Neaman", e traz consigo a idéia de firmeza contratual naquilo que é pronunciado, isto é, assim como temos a certeza que o "Senhor é Rei e fiel", damos a certeza contratual de que o que pronunciamos irá se cumprir por "emuná" fidelidade, isto é, assim como Yeshu'a disse que os que o seguem devem agir, proferindo o sim que é sim, e o não que é não, temos que ter a conciencia que aquilo que nos comprometemos tem que ser cumprido, sendo assim antes de nos comprometermos com algo temos que estar na direção Divina, para que possamos verdadeiramente proferir o AMEN no fim de nossas frases.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste post.... É muito importante saber o que estamos pronunciando, para pronunciarmos somente nas horas necessária.

    ResponderExcluir
  3. na obra de restauração que participo em comunhão, temos o hábito de nos cumprimentarmos com o Amen, que bom!!louvado seja Adonay!!

    ResponderExcluir