sexta-feira, 25 de março de 2011

Circuncisão - Canal de entrada para a família de D'us

Nas últimas semanas, estive meditando sobre alguns assuntos relacionandos a centralização de Israel como família/povo de D'us e também sobre o enxerto dos gentios nessa família (Romanos 11, Efésios 2), e me ocorreu uma correlação de versículos interessantes que apoiaram esse conceito de restauração das raízes bíblicas no qual venho baseando minha fé.

Dentre diversos caminhos de explicar esse contexto bíblico, gostaria de mencionar apenas um deles, no qual defende essa verdade e também faz parte de uma revelação bíblica atual que tive (Mesmo que seja óbvia, talvez, para a maioria dos leitores).

Pois bem, eu estava preparando um estudo bíblico para apresentar a alguns amigos aqui em minha casa e tinha por objetivo mostrar à eles o conceito de "Restauração", uma vez que eles jamais tinham ouvido falar desta visão anteriormente.

Meu objetivo era único: Mostrar a importância de voltarmos a Sião, como também mostrar que temos uma origem e herança judaicas, ao invés de romana! Queria de uma forma simples fazê-los entender que a bíblia conta um "plano" no qual Israel é o centro e, nós gentios, passamos a ter parte nesse tal "plano" por intermédio de Yeshua.

Comecei com esse texto base no qual tenho vivido minha esperança de fé: "Portanto, vocês (gentios) não são mais estrangeiros nem forasteiros. Ao contrário, são concidadãos do povo de D'us (Israel) e membros da família divina" (Efésios 2:19).

A partir desse verso, lancei a pergunta: Como entro nessa família e passo a ser concidadão do povo de D'us?

No instante que eu estava bolando minha apresentação, me veio a memória dois textos: Um do Tanakh(AT) e outro da B'rit Hadashá(NT). Engraçado que ambos falam da mesma coisa em 2 contextos similares, porém um fala da "carne (física)" e outro do "espírito". Tais textos falam de como entrar na família de D'us. Vamos aos textos:

- Tanakh(AT)
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança. (B'reshit [Gênesis] 17:9-14)

- B'rit Hadashá(NT)
...e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. (Colossenses 2:10-13)

Algo em comum entre esses textos? Eu diria: SIM. Vemos que quando o Eterno faz aliança com Abraão, Ele "inclui" na Aliança todo aquele que for circuncidado em Abraão e na descendência de Abraão. O que é mais interessante é que o estrangeiro (arrisco dizer gentio nos dias de hoje) também é incluso na Aliança pela circuncisão na carne.

Adiante vemos a circuncisão feita por Yeshua, a circuncisão no coração. Obviamente a mais importante. Sendo simples e objetivo gostaria de destacar que o contexto é o mesmo, o pensamento da escrita é o mesmo, logo arrisco afirmar que o apóstolo Paulo faz a analogia da entrada daqueles gentios (estrangeiros) de Colossos na Aliança que D'us fez lá no princípio com Abraão.

Concluindo, eu diria que a circuncisão do coração, o novo nascimento, é como um "green card" para os gentios se tornarem concidadãos do povo de D'us, ou seja, terem acesso aos benefícios do Governo (Bênçãos de D'us), mas também passam a responder pelas Leis de sua Legislação. Entretanto, ter um green card não muda minha origem, ou seja, ainda formamos uma só família resumida em dois povos, judeus e gentios, a família de D'us.

PS - Aos que questionarem sobre o novo nascimento dos judeus, claro que existe uma promessa de D'us para a dádiva do coração de carne sobre aquele povo (Ezequiel 11:19). Porém mantenho a afirmação de nossa inclusão no único Israel de D'us.

Que a graça e paz do Eterno D'us esteja convosco em nome de Yeshua HáMashiach.

Rubens Rodrigues
25/03/2011

Um comentário:

  1. Compare estes textos, vemos Paulo apenas relembrando de algo que já era requerido do povo.

    Deuteronômio 10.16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.


    Romanos 2.29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

    ResponderExcluir