quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Miryam (Maria) era comprometida com Yosef (José)

Nessa época que vivemos, é muito comum os relacionamentos começarem com namoro, então vem o noivado e, enfim, o casamento. Passei algumas horas meditando no capítulo 1 do Livro de Mateus e tive uma revelação interessantíssima sobre o Comprometimento (namoro/noivado). Engraçado que eu não imaginava que, depois de tantas horas estudando a genealogia de Jesus [Propósito inicial da leitura], eu fosse me deparar com algo tão legal que eu nem tinha idéia que estava lá.

Meu texto base é Mateus 1:18-19, versão de tradução judaica (em inglês).

O autor relata que Miryam (Maria) se encontrou grávida do Espírito Santo quando ainda era “Comprometida [Noiva]” com Yosef (José), seu futuro marido.

O que é ser comprometido com alguém?

Reposta: No hebraico, ser noivo [comprometido] vem da palavra kiddushin, que significa “Santificação”, “Separação”, ou seja, a separação de uma mulher particular para um homem e vice-versa.

No decorrer do texto, Yosef (José) decide deixar Miryam (Maria), uma vez que ele acha que ela adulterou.

Adultério durante o período de noivado é mais grave do que após o casamento, segundo a Lei oral judaica, já vigente naquela época.

Aonde quero chegar?

A maioria de nós somos solteiros (alguns namorando outros não) e não levamos tão a sério esse período pré-casamento. Muitos não consideram a outra pessoa como já parte de sua vida, tanto em planos, como em comprometimento. O namoro em nossa pobre cultura é a desculpa de apenas conhecer melhor, sem muitos compromissos. Entretanto, o rico texto bíblico nos revela que essa fase de “Santificação” é tão importante quanto a fase final, que se encerra por matrimônio.
Que nós, homens, sejamos leais como Yosef (José) que, mesmo quando ainda achava ter sido traído, jamais pensou em expor Miryam (Maria), tendo recebido então sua recompensa por ser leal. E que as mulheres sejam como Miryam (Maria), que achou graça com Deus, recebendo a maior dádiva já recebida na Terra.

Desejo que esse texto edifique vossas vidas.

Fiquem na graça e paz do Eterno.

Rubens Rodrigues
24-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário